Español    |    English  
 
 
  Produtos

Transferência de calor e vulcanização

Transferência de calor

Sais de transferência de calor são utilizados regularmente em indústrias químicas em processos que envolvem limites de temperatura bastante estreitos e definidos.

Os sais Durferrit têm sido utilizados em processos exotérmicos e endotérmicos por muitos anos, e contribuem para o contínuo e confiável funcionamento das linhas de produção de diversas empresas de ponta neste campo de aplicação. A troca de experiências com fabricantes de reatores químicos líderes de mercado, e a utilização de matérias primas extremamente puras para a fabricação dos sais de transferência de calor, são os pré-requisitos para nossa surpreendente posição de mercado. Além disto a Durferrit analisa regularmente amostras de sal dos clientes contribuindo desta forma para o funcionamento seguro e confiável dos reatores.

Sais de transferência de calor podem ser utilizados em uma vasta gama de processos químicos, entre eles: fabricação de soda cáustica concentrada, anidridos ftálico e maleico, ácido sulfúrico concentrado, metiletilcetona, decomposição de bauxita, etc.


Vulcanização

O termo vulcanização significa a transformação das ligações químicas de borrachas naturais e polímeros plásticos, através da utilização de calor. De uma forma simplória pode-se dizer que durante a vulcanização ocorre um "endurecimento" dos materiais tratados.

Banhos de sais têm sido muitas vezes preferidos em processos contínuos de extrusão como meios de transferência de calor em função das diversas vantagens que proporcionam em relação aos demais métodos, tais como:

  • Os perfis de borracha e polímeros são rapidamente curados praticamente sem degradação significativa ou porosidade.
  • Como a taxa de transferência de calor do sal é maior que a dos demais meios, aumentos de produtividade de até 40% são obtidos.
  • Em função das características do sal a quantidade de aceleradores nos componentes de borracha pode ser reduzida.
  • As linhas de vulcanização que utilizam sais podem ser completamente automatizadas e praticamente não gerar efluentes
Produtos Temperatura de trabalho Características
Effge ASD 180-600ºC Utilizado em indústrias químicas como fluido térmico de transferência de calor.
Rubbercure 160-260ºC Utilizado para vulcanização de perfis de borracha.
 
     
     
      Desenvolvido por NT Tecnologia