Español    |    English  
 
 
  Produtos

Nitretação

O processo de nitrocarbonetação (mais popularmente conhecido por nitretação), já ocupa um vasto e ainda crescente campo de aplicação no tratamento de peças e ferramentas dos mais diversos tipos, dentro de quase todos os ramos da indústria.

O termo nitrocarbonetação significa um enriquecimento da superfície de materiais ferrosos com nitrogênio e pequena quantidade de carbono. Este tratamento termoquímico proporciona às peças tratadas excepcionais aumentos das resistências ao desgaste, à fadiga, ao engripamento, e à corrosão.

Os processos ARCOR® e TENIFER® têm sido utilizados há décadas em todo o mundo em diversos segmentos da indústria, e têm sido crescentemente preferidos como alternativas a outros processos de engenharia de superfície, tais como cementação, carbonitretação, revestimentos galvânicos (como cromo, zinco, níquel e cádmio), ou até mesmo processos de nitretação ou nitrocarbonetação a plasma ou gás, muitas vezes com melhores resultados, maior economia, e com total atendimento e respeito às normas ambientais.

Como o tratamento é realizado sob baixas temperaturas (se comparado a outros processos de tratamento termoquímico) oferece adicionalmente a vantagem de promover baixíssima variação dimensional.

Os processos de nitrocarbonetação da Durferrit, ao serem utilizados em conjunto com um banho de resfriamento com característica oxidante (processo Q), e quando necessário associados a uma etapa de acabamento superficial (processo QP) e em seguida uma nova oxidação superficial (processo QPQ), proporcionam às peças tratadas baixíssimos coeficiente de atrito e rugosidade superficial, altíssima resistência à corrosão e superfície com coloração preta decorativa.

Os processos ARCOR® e TENIFER® têm sido também excelentes opções para a substituição de componentes de aço inox por aço carbono, gerando redução de custos.

Alguns exemplos de aplicações típicas dos processos ARCOR® e TENIFER®:

  • Válvulas para motores automotivos
  • Virabrequins
  • Eixos de comando de válvulas
  • Matrizes de extrusão de alumínio
  • Matrizes de forjamento
  • Eixos de limpador de pára-brisa
  • Engrenagens
  • Cilindros hidráulicos
  • Componentes de armas
  • Pinos esféricos de articulação
  • Hastes de mola-gás

Diversas outras aplicações têm encontrado nos processos ARCOR® e TENIFER® a solução definitiva para resolver problemas de resistência ao desgaste, à fadiga, ao engripamento, e à corrosão.

A Durferrit do Brasil possui em Diadema uma linha completa para demonstração dos processos ARCOR® e TENIFER® e desenvolvimento de novos componentes e aplicações.

Entre em contato conosco para saber mais sobre as aplicações e vantagens dos processos ARCOR® e TENIFER® e conhecer nossos parceiros licenciados.

 

Produtos Temperatura de trabalho Características
TF 1 (TF BR) / REG 1 480-630ºC Processo TENIFER® / TUFFTRIDE® / MELONITE®
AB 1 (resfriamento) 350-400ºC
CR 4 / CR 2 / K2S 570ºC Processo ARCOR® / SURSULF®
NS1 / NS2B 570ºC Processo antigo de nitretação
 
     
     
      Desenvolvido por NT Tecnologia