Español    |    English  
 
 
  Produtos

Aditivos para água de resfriamento

 O tratamento térmico de aços e ferros fundidos de baixa temperabilidade requer um resfriamento tão brusco que somente a utilização de água, como meio de resfriamento, poderá proporcionar o perfil de durezas e a microestrutura metalográfica necessária, para que se possa alcançar as propriedades mecânicas requeridas pelas peças.

Ao se resfriar uma peça da temperatura de austenitização em água, ocorre um fenômeno denominado "Efeito de Leidenfrost", ou seja, instantaneamente a peça encontrar-se-á envolta em um filme de vapor, que atua como um isolante térmico. À medida que a peça se resfria, a camada de vapor aderente a sua superfície quebra-se em forma de bolhas. Como isto não acontece uniformemente e simultaneamente sobre toda a superfície da peça, ocorre a formação de "pontos moles", empenamentos e até maiores possibilidades de trincas.

Para se evitar estes inconvenientes, a Durferrit dispõe de sais para serem adicionados à água utilizada como resfriamento na têmpera.

Os sais Durferrit, além de reduzirem a formação da camada de vapor, ainda proporcionam relativa proteção contra corrosão das peças tratadas e dos componentes metálicos do sistema de resfriamento (tanques, bombas, válvulas, tubulações, etc.).

Produtos Temperatura de trabalho Características
AWS 20 < 60ºC Proporciona uniformidade de resfriamento pela eliminação de bolhas de vapor (SN - sem nitrito)
AWS 33 (SN) < 60ºC
 
     
     
      Desenvolvido por NT Tecnologia